Prêmio Ernesto Illy tem 23 cooperados da Cooxupé entre finalistas
O 34º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso já tem seus 40 finalistas. Primeiramente, a premiação promovida pela empresa illycaffè elege os melhores cafeicultores do Brasil. A princípio, da seleção final apontada pela Comissão Julgadora da Experimental Agrícola do Brasil Ltda / illycaffè, 23 amostras são de produtores cooperados da Cooxupé.
De antemão, a divulgação e a premiação dos três melhores cafés brasileiros estão previstas para maio de 2025. Como resultado, o trio vencedor ganhará uma viagem ao exterior para participar do 10º Prêmio Ernesto Illy Internacional. Ocasião em que será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados) e eleito o produtor campeão.
Prêmio Ernesto Illy
Além disso, para o 34º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso foram recebidas 622 amostras de diversas regiões do país produtoras de café arábica. Entretanto, a seleção dos 40 finalistas foi feita por uma comissão julgadora composta por especialistas sênior em espresso da illycaffè. Contudo, os julgadores analisaram quesitos como cor, aspecto, seca, tipo, peneira, teor de umidade, torração e qualidade da bebida.
“A quantidade de amostras dessa edição é bastante significativa. Neste ano, as peneiras estavam menores, com grãos miúdos, mas com boa qualidade. Também selecionamos excelentes cafés naturais. A cada edição do prêmio, a missão e responsabilidade da comissão aumentam à medida que suas escolhas contribuem para aquele que pode se tornar o melhor café de qualidade sustentável do mundo”, revela Dr. Aldir Teixeira, CEO da Experimental e presidente da Comissão Julgadora do Prêmio, desde sua primeira edição em 1991.
Do mesmo modo, o concurso teve novamente a predominância do Estado de Minas Gerais, com produtores das regiões do Cerrado, Chapada, Matas de Minas e Sul mineiro.
Cooperados finalistas
O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, comemorou a presença de cooperados entre os finalistas. “A cooperativa realiza um trabalho constante com seus produtores em busca da qualidade de excelência a cada safra. Nesse sentido, estamos muito orgulhosos, pois nossos associados compõem mais de 50% deste ranking. Isto evidencia que estamos no caminho certo na produção de um café com qualidade diferenciada e que atenda ao padrão illy”, considera.
Confira abaixo os cooperados finalistas da Cooxupé da premiação:
Armando Santos Junior – Muzambinho / Sul de Minas
Breno Correa Peres Neto – Carmo do Rio Claro / Sul de Minas
Carlos Augusto Rodrigues de Melo – Cabo Verde / Sul de Minas
Claudeci Divino de Araújo – São Roque de Minas – Sul de Minas
Décio Lopes – Presidente Olegário / Cerrado Mineiro
Felipe Grassano – Monde Santo de Minas / Sul de Minas
Fernando Nogues Beloni – Coromandel / Cerrado Mineiro
Francisco Moreira de Sousa Neto – Cabo Verde / Sul de Minas
Glaucio de Castro – Patrocínio / Cerrado Mineiro
Guy Carvalho Ribeiro Filho – Cabo Verde / Sul de Minas
Inácio Carlos Urban – Coromandel / Cerrado Mineiro
Janelive Sartini Muniz Garcia – Cabo Verde / Sul de Minas
Josiani Moraes da Silva – Paraguaçu / Sul de Minas
Leda Terezinha Castellani Pereira Lima – Monte Santo de Minas / Sul de Minas
Luis Manuel Ramos Fachada M. da Silva – Angelandia / Chapada de Minas
Maria Elizabeth Peres Vilela Jacob – Carmo do Rio Claro / Sul de Minas
Nelson Lacotisse – Guaxupé / Sul de Minas
Olga Maria Ferreira Tavares – Campestre / Sul de Minas
Paulo Veloso dos Santos – Carmo do Paranaíba / Cerrado Mineiro
Pedro Henrique Correa Peres – Carmo do Rio Claro / Sul de Minas
Rosa Maria Martins Vitral – Serra do Salitre / Cerrado Mineiro
Rose Mary Giacon do Valle – Guaxupé / Sul de Minas
Silvia Ivani Pedroza Ribeiro do Vale – Guaxupé / Sul de Minas