Cafés Especiais

Aprenda 6 receitas diferentes com café para você se deliciar

O café é muito mais do que uma bebida, é um fenômeno cultural. Primordialmente, em cada xícara, desfrutamos de sensações que transcendem fronteiras, e uni pessoas ao redor do mundo. Mas se você acha que o grão só pode ser aproveitado como o bom e velho cafezinho, prepare-se para degustá-lo de formas inesperadas e encontrar receitas diferentes com café.

Neste texto, você vai descobrir que seu menu pode ter o alegre e delicioso toque da cafeína. Antes de mais nada, as sugestões são da Casa Vogue.

Receitas diferentes com café

Antes de tudo, seja no drink ou como ingrediente de sobremesa, o grão pode conquistar seu paladar além da bebida tradicional.

Confira a seguir seis receitas diferentes com café para você experimentar e fazer em casa.

1. Tiramisù com gelatina e licor

Receita saborosa e prática para o dia a dia, o tiramisù é uma sobremesa de origem italiana. Mas, já ganhou diversas versões ao redor do mundo. Segundo a chef de restaurante, Neire Siqueira, ela é ideal para servir nos dias quentes. Aliás, a receita inova ao acrescentar gelatina e licor de café. Confira:

120g de gema

60g de açúcar

360g mascarpone

12g gelatina

150 ml de creme de leite (chantilly)

300g de bolacha champagne

150 ml de café espresso

15 ml de licor de café

Primeiramente, bata a gema e o açúcar, acrescente o mascarpone e a gelatina. Além disso, acrescente o chantilly e monte a sobremesa em camadas alternadas de biscoito molhado com café e o creme.

2. Tiramisù com sorvete de café

O tiramisù vai muito bem, tanto para uma festa de aniversário entre adultos quanto como sobremesa após um almoço entre amigos ou familiares. Aliás, a sobremesa, tipicamente iltaliana, tem tradução livre de “levanta-me” e oferece exatamente o que significa. Sobretudo, a receita do chef Gustavo Rozzino, do restaurante Tontoni Trattoria, traz a novidade do sorvete de café e a farinha de trigo na sua elaboração.

375g de chocolate

50% cacau

6 ovos

375g de manteiga

60g de cacau em pó

375g de açúcar

100g de farinha de trigo

Sorvete de café Nibs de cacau

Antes de tudo, derreta em banho maria, o chocolate e a manteiga. Espere esfriar. Na sequência, bata os ovos com o açúcar, por mais ou menos 10 minutos, até obter um creme claro. Posteriormente, adicione o chocolate derretido a esse creme e bata até que tudo se misture. Junte o cacau em pó e, por último, a farinha de trigo. Asse em forno pré-aquecido até que forme uma casquinha.

  • Ingredientes para creme mascarpone

6 gemas de ovo

200g de açúcar

250g de mascarpone (tipo de queijo italiano cremoso)

250g de creme de leite

Em primeiro lugar, bata as gemas com o açúcar, acrescente o mascarpone e junte com creme de leite fresco batido em picos. Logo após, disponha o creme em um recipiente de sua preferência e finalize com gelato de café e nibs de cacau.

3. Café Lapiano: drink com café e cachaça

Primordialmente, a bebida leva ainda melado de cana, leite vaporizado, cachaça e um toque de canela em pó. O barista Jonas Bezerra de Oliveira, do Café Lapiano, é o responsável pelo drink de café com cachaça. Confira os ingredientes da bebida:

1 xícara de café espresso

1 colher de sopa de melado de cana

25 ml de cachaça

15 ml de leite vaporizado

Aliás, o preparo é bem simples e prático. De antemão, misture todos os ingredientes e polvilhe canela em pó sobre a bebida.

Acima de tudo, dose todos os ingredientes na coqueteleira, inclua gelo e bata bem. Depois, faça uma dupla coagem para uma taça de martini. Por fim, sirva com grãos de café em cima.

4. Espresso Martini

Das bebidas queridas entre os brasileiros, o café pode ser usado como ingrediente principal de várias receitas deliciosas. Por exemplo, no Espresso Martini, a receita surpreendente criada pelo chef Nicholas Callejas leva vodca e vermute branco. Ademais, aprenda o passo a passo desse drink:

60 ml de vodca

20 ml de vermute branco

50 ml de café espresso

10g de açúcar de baunilha

Grãos de café

Acima de tudo, dose todos os ingredientes na coqueteleira, inclua gelo e bata bem. Depois, faça uma dupla coagem para uma taça de martini. Por fim, sirva com grãos de café em cima.

5. Café com licor de bergamota

A bebida pode ser servida em taça de martini, por exemplo. Contudo, aprenda o passo a passo da receita de café com licor de bergamota criada pela IL Barista. Antes de mais nada, a inspiração vem dos aromas das flores de bergamota que desabrocham em Bérgamo, na Itália, e blendou o café com seu licor.

A união trouxe doçura e um toque floral cítrico à bebida, finalizada com o panna de creme de leite e gotas de mel orgânico. Por fim, para decorar, uma minirrosa comestível. Confira abaixo o passo a passo para preparar a bebida.

Uma taça dry martini para 140 ml

30 ml de café coado IL Barista La Vie en Rose gelado

15 ml de licor de bergamota gelado

30g de panna (sorvete de baunilha à base de creme de leite)

5g de mel orgânico

1 flor comestível (pode ser encontrada em empórios e mercado gourmet)

Coloque o café no fundo da taça. Em seguida, misture o licor de bergamota e despeje a panna de forma cuidadosa para que o contraste se mantenha. Então, posicione a flor no centro da taça e contorne a flor com o mel de forma delicada.

6. Macaron de café sem glúten

A princípio, este doce é perfeito para ser servido em aniversários ou em eventos mais robustos, como casamentos ou festas de formatura. Ou, quem sabe, apenas pelo simples fato de matar a vontade durante o seu café da tarde. Nessa versão, a massa é sem glúten, sem leite e sem soja. Aliás, a sugestão da Maria Antonieta Boulangerie & Pâtisserie é uma sobremesa que aposta no café como diferencial para o recheio saboroso. 

Recheio

290g de chocolate 50% cacau

160g de café

25g de manteiga sem sal

25g de glucose

Parte 1
250g de glaçúcar

250g de farinha de amêndoas

95g de claras

Parte 2
95g de claras

70 ml de água

250g de glaçúcar

Modo de preparo

Primeiramente, separe os ingredientes e incorpore os itens secos da Parte 1 para formar seu TPT (Tant-pour-tant). Além disso, adicione as claras da parte 1 ao TPT até homogeneizar. Comece a bater as claras da Parte 2 em velocidade baixa. Desse modo, misture a água com açúcar e leve ao fogo médio. Não mexa mais para não cristalizar. Então, quando começar a ferver, aumente para a velocidade máxima as claras na batedeira. 

Depois, quando a calda de açúcar atingir 118ºC, abaixe a velocidade da batedeira. Nesse sentido, aguarde as borbulhas da calda cessarem e a adicione nas claras em neve, devagar. Adicione o corante e volte para velocidade máxima até esfriar. Então, adicione metade do merengue Italiano no TPT com claras e mexa com espátula. Incorpore a outra metade do merengue bem delicadamente, de baixo para cima. 

No entanto, coloque a massa de macaron em um saco de confeitar com bico 2A. Pingue bolinhas de 2 a 3 cm em tapete de silicone, bata de 3-5 vezes a forma após terminar de pingar. Eventualmente, deixe secar até criar uma fina película e pré-aqueça o forno a 130ºC. Antes de rechear, separe os macarons em pares de tamanhos iguais. Em seguida, coloque o recheio escolhido em um saco de confeitar com bico 1A. De modo definitivo, recheie uma das metades e cubra com a outra delicadamente. Por fim, deixe maturar em geladeira ou freezer por, idealmente, 24h para maturar os sabores e textura.

Portanto, que tal escolher uma dessas receitas diferentes com café para você experimentar e se deliciar com o toque da cafeína.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo