Café doce ou café amargo? Descubra qual a preferência do brasileiro
Café doce ou café amargo. Tudo fica melhor com café. Ao menos é isso que 95% da população brasileira afirma. Faça chuva ou faça sol, uma xícara de cafezinho é sempre bem-vinda, não é mesmo? Mas entre as diversas formas de consumir a bebida, duas se destacam: há quem goste de café amargo e quem prefira ele com açúcar.
Até o início do século 21, a maioria dos brasileiros consumia café doce. Isso porque os grãos não eram de boa qualidade e precisavam ser torrados ao extremo, o que acentuava o amargor.
Com a evolução das práticas de cultivo, as diferentes torras e, obviamente, da qualidade dos próprios grãos, o sabor do café puro conquistou paladares. Por ser produzido a partir de um fruto, alguns tipos de café já são naturalmente adocicados ou apresentam outros atributos de aroma e sabor.
Porém, adoçar ou não a bebida é questão de hábito. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) e pela São Paulo Coffee Hub, mais de 80% dos entrevistados afirmaram que preferem café tradicional e extraforte. Destes, quase 40% responderam que apreciam a bebida sem açúcar.
Mas, afinal, é melhor café doce ou café amargo?
Você pode até fazer cara feia, no entanto, a ciência é unânime em dizer que o café amargo, ou seja, aquele que é consumido puro, traz mais benefícios à saúde. Quantidades moderadas de cafezinho por dia, diminuem o risco de algumas doenças como, por exemplo, o Parkinson, vários tipos de câncer e diabetes, além de prevenir problemas no coração.
Servido sem açúcar e livre de qualquer outra mistura, como o leite, o café ativa o metabolismo, fornece antioxidantes e dá energia ao corpo. Fora isso, você ainda deixa de lado as calorias extras que esses aditivos acrescentam na bebida.
Café doce ou café amargo
Ainda assim, não existe uma regra a ser seguida. O que importa é experimentar e refletir sobre o impacto das suas escolhas na sua saúde. Isso vale para todos os tipos de bebidas e alimentos consumidos diariamente.
Mesmo que exista um forte movimento a favor do café amargo e que essa seja a forma de consumo preferida dos brasileiros, não podemos esquecer que a bebida está presente em todos os cantos do nosso país. Isso significa que o gosto por café segue costumes e variações conforme cada região.
O que influencia no sabor do café?
O tipo de grão e o processo de torra é que ditam o sabor do café. A Associação de Cafés Especiais (SCA), classifica as percepções de sabores e aromas da bebida através da Roda de Sabores.
Conheça algumas especificações abaixo:
Enzimáticos com aromas florais, frutados e herbais.
Caramelização com aromas de caramelo, chocolate, nozes e baunilha.
Destilação Seca com aromas de eucalipto, cravo e tomilho.
Aqui você encontra uma variedade de produtos, que atendem todos os tipos de paladar. Oferecemos diversos modelos e opções para você garantir a sua máquina de café, seja com aluguel ou venda do equipamento.