Conheça os atributos e critérios para concorrer ao Especialíssimo
Os cafés especiais conquistaram de vez o gosto dos brasileiros nos últimos anos. Mas, para alcançar esse título no mercado, o produto passa por rígidos processos de avaliação. Ou seja, são atributos e critérios que um café de alta qualidade precisa ter.
O Especialíssimo 2024, programa de cafés especiais da Cooxupé e da SMC Specialty Coffees, recebe os lotes dos cooperados até o dia 27 de setembro, data limite da entrega. A cerimônia acontece no dia 14 de novembro, em Guaxupé. O programa vai destinar a premiação de R$ 330 mil entre os 50 lotes selecionados.
Entretanto, para participar do Especialíssimo o cooperado precisa seguir os critérios determinados pelo programa e os cafés terão seus atributos analisados.
Atributos e critérios
Acima de tudo, o programa é exclusivo para as famílias cooperadas da Cooxupé. Em primeiro lugar, o café passa pela classificação após ser depositado na cooperativa. Em seguida, os lotes identificados a partir de 83 pontos na avaliação física e sensorial, tendo como base a tabela SCAA (Specialty Coffee Association of America – Associação Americana de Café Especiais), são encaminhados para a SMC, que faz as verificações das características necessárias de um café especial.
Os atributos avaliados para participação no Especialíssimo 2024 são: acidez, doçura, balanço e retrogosto. Além de aromas frutados, enzimáticos, caramelados e florais. Em relação à peneira, os naturais devem ter mínimo a partir de 40% de 16 acima. Já os cerejas descascados, mínimo a partir de 50% de 16 acima. Neste ano, as regras ainda englobam os grãos bocados, em até 4%; e a umidade, de 11% a 12%.
“Todos os critérios e atributos adotados reforçam ainda mais a credibilidade e a lisura do programa. Além disso, a avaliação dos lotes é por meio de prova cega. O programa é o reflexo do comprometimento das famílias cooperadas em produzir cafés de qualidade especial”, afirma Osvaldo Bachião Filho, vice-presidente da cooperativa.
Participação no programa
Primordialmente, além da pontuação do café e dos atributos analisados, o cooperado precisa atender a outros critérios para participar do Especialíssimo. Entre as novidades nesta edição está a fidelidade de, no mínimo, 80% de compra de insumos com a Cooxupé. Aliás, outro ponto é a entrega dos mesmos 80% do café em relação à produção obtida no ano vigente.
Além disso, existem outros requisitos para participação no programa como, por exemplo, não exercer função de colaborador ou diretor na cooperativa e SMC. E, também, ter um mínimo de 10 sacas por lote.
“Além das boas práticas na produção e na colheita, as famílias cooperadas devem atender aos critérios mínimos de sustentabilidade estabelecidos pelo Protocolo Gerações”, ressalta Bachião Filho.
Em suma, a negociação e comercialização do café ocorrerão até o dia 4 de outubro de 2024.
Premiação e reconhecimento
Novidade na edição deste ano é a homenagem aos cafeicultores vencedores do Especialíssimo. O cooperado que já foi premiado em 1º lugar por dois anos não fará parte do ranqueamento para a premiação. Por outro lado, ganhará direito à entrega e comercialização de todo o lote diretamente com a SMC.
O programa de cafés especiais dentro da Cooxupé e da SMC foi criado em 2016 e se transformou em Especialíssimo em 2019, quando começaram as premiações aos 50 lotes selecionados de cada safra.
“É uma forma de incentivarmos nossos cooperados a se dedicarem ainda mais na produção de cafés especiais nas regiões onde atuamos, como Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Média Mogiana de São Paulo e Matas de Minas. O campeão receberá a quantia de R$ 50 mil pela entrega do lote de excelência”, detalha o vice-presidente da Cooxupé.
Portanto, desde a criação do programa, venceram o Especialíssimo as cidades de Caldas (safra 2019), Piumhi (2020), Caldas (2021), Conceição Aparecida (2022) e novamente Caldas, Minas Gerais, em 2023.