Quais são os cafés preferidos dos brasileiros amantes da bebida?
Quais são os cafés preferidos dos brasileiros? Primeiramente, a pesquisa “Coffee Lovers 2024”, realizada pela consultoria São Paulo Coffee Hub apresenta as preferências geográficas dos amantes de café no Brasil. Em primeiro lugar, o estudo conta com a participação do Diário de um Coffee Lover, grupo de compras coletivas de cafés especiais, além de parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
Acima de tudo, o levantamento foi realizado com 646 pessoas que se autodenominam amantes da bebida e fazem parte do grupo Diário de um Coffee Lover. A análise identificou os cafés mineiros como os favoritos na hora da compra. Antes de mais nada, a notícia é do site Exame.
Cafés preferidos dos brasileiros
De antemão, os produtos provenientes da região Sul de Minas foram os mais citados, com 20,6% das respostas, enquanto Mantiqueira de Minas apareceu em segundo lugar com 17,8%. Em seguida, Caparaó (15,4%), localizada na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, e Cerrado Mineiro (12,3%) aparecem, respectivamente, na terceira e quarta posição. Por fim, Matas de Minas também está entre as origens mais citadas, com 6,2% das respostas.
Entretanto, no âmbito internacional, a origem mais citada foi a Etiópia, com 44,1%. Em segundo lugar, aparece a Colômbia, com 22,4%. Contudo, os que não consomem a bebida importada representam 15,9%.
Hábitos dos coffee lovers
Do mesmo modo, a pesquisa ainda revelou alguns hábitos de consumo. Ao serem questionados sobre consumir cafés quentes ou gelados, 76,2% escolheram a primeira opção, enquanto 1,3% ficou com a segunda. No entanto, para 22,5%, as duas formas são bem-vindas.
A princípio, o cantinho do café, utilizado para valorizar o grão e ressaltar a sua importância no cotidiano dessas pessoas, é presente nos lares de 80,2% dos entrevistados. Máquina de espresso (29,5%), objetos decorativos (17,2%), xícaras bacanas (16,4%) e porta-filtro de papel (5,2%), por exemplo, são alguns dos itens utilizados.
No entanto, quando o assunto é armazenamento de café, 69,3% o fazem no próprio pacote, ao mesmo tempo em que 16,1% guardam a vácuo no congelador. Por outro lado, 11,8% afirmam que a melhor forma de armazenamento é no pote fora da geladeira.
Blends ganham destaque
Outro importante destaque mostrado pela pesquisa é a aceitação dos blends. Tal qual os que os consideram muito bons são 68,7%. Enquanto 21,2% não conhecem muito, e 7,3% não consomem.
Certificação é importante para os consumidores
Por fim, os que amam a bebida são conscientes sobre a importância da certificação. Entre os entrevistados, 52,4% conhecem o selo ABIC, um indicativo do quanto eles estão atentos à qualidade e origem do café que compram. Afinal, é a prova de como os selos são instrumentos importantes de validação.