Qual a medida certa para cada método de preparo de café?
Quando se trata de preparar um bom cafezinho, a medida certa é fundamental. Afinal, ela pode ser a diferença entre uma bebida saborosa e uma experiência decepcionante. Acima de tudo, a proporção adequada de café e água influencia o gosto, a intensidade e o aroma. E, transforma cada xícara em um momento especial.
Neste artigo, vamos explorar a quantidade correta de ingredientes para diferentes métodos de preparo, compartilhando algumas dicas. Antes de mais nada, o texto é do blog Coffee Mais.
Como a proporção de água e café afeta o resultado da bebida?
Primeiramente, a proporção de água e café tem um impacto direto no gosto da bebida. Aliás, quando você utiliza muito café para a quantidade de água, o resultado pode ser um café mais ácido e difícil de beber. Por outro lado, se a proporção for inversa, o café pode ficar ralo e sem personalidade.
Para alcançar o equilíbrio perfeito, recomenda-se seguir as proporções indicadas para cada método de preparo. Assim, você poderá desfrutar de um café que respeita as nuances dos grãos e suas características. Além disso, as preferências pessoais devem ser consideradas. Enquanto alguns apreciam um café mais forte e encorpado, outros podem preferir uma bebida mais leve. Contudo, ao ajustar as medidas, é possível personalizá-la, permitindo uma experiência única a cada preparo.
Entretanto, outro fator importante é a qualidade dos grãos de café e a sua granulometria. A moagem fina, por exemplo, pode resultar em uma extração mais intensa, enquanto uma moagem grossa proporciona uma bebida mais suave.
Métodos de preparo e suas medidas
Fazer um bom café depende da atenção aos detalhes e da precisão nas medidas. Confira a seguir dicas para obter o melhor resultado em diferentes métodos de preparo.
Qual a medida certa para fazer café na prensa francesa? Sobretudo, a proporção café/água recomendada é de uma colher de sopa a cada 100 ml. Esse método destaca os óleos essenciais do café, resultando em uma bebida mais encorpada.
No entanto, se você preferir um café mais concentrado, pode aumentar a quantidade de pó. Todavia, se preferir uma bebida mais leve basta reduzir a medida. Além disso, é ideal moer o café de forma mais grossa, evitando que ele passe pelo filtro.
A cafeteira Pressca é uma versão compacta da prensa francesa. Desde já, com formato de copo, ela tem uma tampa com mecanismo de prensa, incluindo êmbolo e filtro. Além do mais, as medidas para fazer café são cerca de uma a duas colheres de sopa a cada 100 ml de água, com moagem média a grossa.
Em primeiro lugar, no coador (de papel, pano ou V60) recomenda-se usar uma colher de sopa de café para cada 100 ml de água, o que corresponde a uma colher de sopa cheia.
Para métodos de coagem, uma moagem média-fina é a mais indicada. Pois, proporciona um contato adequado entre a água e o café, resultando em uma bebida equilibrada e aromática.
Mais opções
A princípio, para uma bebida equilibrada na cafeteira elétrica, é recomendada uma colher de sopa de café para cada 120 ml de água. De antemão, você também pode usar 10 colheres de sopa de café para cada litro de água.
Algumas cafeteiras preparam até 12 xícaras, mas o tempo de contato da água com o pó será maior, podendo resultar em um café ácido. Se isso ocorrer, recomenda-se preparar menos xícaras de uma vez.
Na cafeteira de cápsula, a quantidade de água é definida pela máquina, que pode variar de 25 ml a 150 ml. Aliás, essa medida muda dependendo do tamanho da xícara e do tipo de bebida escolhida (espresso, lungo, cappuccino, etc.), além da intensidade desejada.
Para preparar seu drip coffee, encaixe o sachê nas bordas da caneca e adicione de 100 a 120 ml de água quente. Esse método é fácil e proporciona um café delicioso e fresco, ideal para quem busca praticidade no dia a dia.
Medida certa
Agora, se você procura as medidas para fazer café na Aeropress, a proporção ideal é de 20 g de pó para cada 200 ml de água. Assim, você garante uma bebida deliciosa. Para isso, use uma moagem média, parecida com a do açúcar cristal.
Entre outras palavras, a Aeropress é ótima para fazer pequenas xícaras de café. Cada marcação equivale a cerca de 50 ml e a capacidade máxima é de 200 ml.
Se você adora um bom espresso, a cafeteira italiana é perfeita. Também chamada de Moka, ela prepara uma bebida mais encorpada. No entanto, para obter o melhor resultado, use moagem média-fina e adicione 1 g de pó de café para cada 16 ml de água.
Para quem utiliza a cafeteira Globinho, a medida de pó de café perfeita é de 20 g para cada 200 ml de água. Por fim, para obter um gosto equilibrado, recomenda-se uma moagem média-grossa. Lembre-se de que a experimentação é uma parte divertida do processo!
Dicas extras para preparar o seu café especial
Além de saber as medidas para fazer café, algumas dicas podem deixar a experiência ainda melhor. Por exemplo, use uma balança para medir os gramas de café. Desse modo, um bom moedor também faz diferença: moer os grãos na hora mantém o aroma e o frescor da bebida.
Logo, sempre escolha água filtrada. A temperatura deve estar em torno de 90 °C para extrair o melhor dos grãos. Dessa forma, como a água ferve a 100 °C, desligue o fogo um pouco antes.
Por último, o tempo de infusão influencia o resultado, podendo deixar a bebida mais fraca ou mais forte, dependendo do gosto de cada um. Afinal, a escolha do grão é muito importante, pois ele pode variar de frutado a mais adocicado, conforme a origem e o tipo de torra.
Prepare sua bebida com as medidas certas
Agora que você já sabe as medidas certas para fazer café, pode estar se perguntando sobre a quantidade de açúcar. Em suma, para cafés especiais não se preocupe: os grãos 100% arábica são naturalmente doces e oferecem experiências sensoriais únicas.
Enfim, com todas as particularidades em cada método de preparo do café, escolha seu preferido e desfrute da bebida queridinha dos brasileiros.