saiba mais sobre essa bebida tão popular
Café arábica, robusta, catuaí, conilon. De antemão, são diversos tipos de grãos e variedades do produto. Por isso, vale a pena entender mais sobre esses sabores para fazer a escolha mais adequada ao seu paladar. A seguir, confira tudo sobre o café, essa bebida tão popular. A publicação é do blog Aramis.
Tudo sobre o café
Em primeiro lugar, a variedade de grãos e os tipos de torras agradam a diferentes paladares. Isso desde quem gosta do cafezinho mais forte e amargo a pessoas que priorizam um sabor mais adocicado.
Além do tradicional, o produto ainda pode ser consumido em outras bebidas quentes ou geladas, em bolos, sorvetes e doces.
Arábica e robusta
As espécies de café são divididas entre arábica e robusta. Dentro delas, pois, encontramos algumas variedades que apresentam características distintas para cultivo e sabor.
Antes de mais nada, arábica é o tipo de café mais consumido no mundo. É caracterizado por um sabor puro, suave e pouco ácido. Em suma, é mais adocicado do que o café do tipo Robusta.
Dentro da espécie arábica existem algumas variedades de grãos que foram se transformando a partir da mistura com outros grãos e de mutações naturais. Depois, conheça alguns deles.
Variedades do grão
Catuaí: Uma das principais variedades do país. Primeiramente, produzem em todas as regiões. Tem um sabor adocicado e surgiu a partir da mistura entre os tipos Novo Mundo e Caturra.
Bourbon: Produzida no Sul de Minas Gerais. A princípio, tem aroma intenso e gosto levemente adocicado.
Caturra: Mutação da variedade Bourbon. Inclusive, tem nas cores amarela e vermelha. Resulta em uma bebida de excelente qualidade.
Outras variedades
Novo Mundo: Cultivam em diversas regiões. Normalmente, usam em torras escuras, pois é mais encorpada e doce do que outras variedades.
Acaiá: Considerada rara, é uma mutação do Novo Mundo. Desde já, o grão tem frutos com sementes maiores do que outras variedades, com sabor suave, acidez média e notas frutadas.
Robusta: Tem concentração de cafeína maior do que a arábica. Há apenas uma variedade, a Conilon, que é mais amarga e bastante marcante.
Independentemente do tipo ou variedade do café, é possível encontrar bons produtos no mercado. Entretanto, vale destacar que têm influência na qualidade: região do cultivo, colheita, manuseio e procedimentos de moagem.
Formas de preparar
O café coado é um clássico do Brasil. Entretanto, ainda há outras formas de explorar a bebida e destacar as características de cada variedade de café. Veja, a seguir, alguns métodos de preparação.
- Cafeteira italiana: Em síntese, prepara a bebida por meio de vapor de água. Quando a água aquece, entra em contato com o pó e existe uma pressão que leva para a parte superior da cafeteira.
- Prensa Francesa: Faz a filtragem a partir de uma tela fina no êmbolo, o que permite a separação entre os sólidos e o líquido. Nesse sentido, a bebida é suave e bastante aromática.
- Aeropress: Maneira prática e rápida de ter um café encorpado e forte. Afinal, funciona por infusão e pressão por ar.
Bebidas feitas com café
As pessoas fazem diversas bebidas com o grão. Entenda, portanto, as principais características de cada uma delas.
- Cappuccino: invenção italiana a partir da mistura de café espresso e leite vaporizado. Uma das principais características do cappuccino é ter um creme bem consistente.
- Mocha: acima de tudo, a receita leva café espresso, leite vaporizado, espuma de leite e calda de chocolate.
- Irish Coffee: em conclusão, leva café quente coado ou espresso, uísque irlandês e uma camada de creme.
- Café Turco: feito a partir de uma infusão de café com moagem extrafina e especiarias. Assim, a bebida fica encorpada e com sabor marcante e adocicado.