Cafés Especiais

Semeadora de plantas de cobertura otimiza trabalho no cafeeiro

As plantas de cobertura trazem diversos benefícios para a cafeicultura. De antemão, elas melhoram a nutrição do cafeeiro, diminuem o tempo de capina e aumentam os inimigos naturais contra pragas e doenças. Além disso, fornecem proteção e maior fertilidade ao solo. O seu plantio pode ser feito manualmente. Ou, então, através de uma plantadeira ou semeadora de plantas de cobertura, o que otimiza o trabalho.

Para explicar como a máquina pode ser usada no campo, pois, a Cooxupé preparou um vídeo com todos os detalhes.

Semeadora de plantas de cobertura

Antes de mais nada, o trabalho foi realizado em uma plantação de café em Tapiratiba/SP. De acordo com Murilo Penha, representante técnico de vendas da AG Croppers, utilizaram a semeadora MPL Lancer. Isto é, um maquinário desenvolvido pela empresa em parceria com a Pisset, pensando no mecanismo de plantio de mix.

“Essa máquina tem um diferencial por conta de um dispositivo embutido nela, chamado ‘antissegrega’. Por exemplo: em um mix de plantas de cobertura, há diversas sementes, de tamanhos e pesos diferentes. Com a trepidação do trator no trilho, em outras máquinas, a tendência é que as sementes segreguem, passando para cima as pesadas e as mais leves para baixo. Assim, desenvolvemos a MPL Lancer já pensando no foco em mix de plantas de cobertura”, explicou.

Desenvolvimento da máquina

Ademais, a máquina tem um GPS embutido que trabalha com taxa fixa. Como o trator pode variar de velocidade, a própria máquina faz uma regulação, corrigindo a velocidade. Ou seja, para se ter o máximo de perfeição na hora da regulagem.

“A AG Croopers desenvolveu essa máquina pensando no produtor para trabalhar a perfeição do plantio de mix de cobertura e dar todo o suporte. Desde a escolha da semente, acompanhamento, desenvolvimento e plantio. Inclusive, nosso trabalho só finaliza quando a gente colhe a cultura comercial, que é onde vê efetivamente os benefícios da cultura de cobertura, das plantas de serviço que estão na área”, detalhou Penha.

Mecanização

Ângelo Américo Avelar, consultor do Departamento Técnico da Cooxupé, mostra (no vídeo) uma área de uma fazenda que recebeu a aplicação do mix de forma mecanizada. Dessa forma, com a semeadora de plantas de cobertura.

“A gente preparou a área antes, com a grade, para vir com a semeadora a lanço por cima. Depois, passamos uma grade por cima, tampando essa semente. A dosagem aqui é em torno de 25 quilos por hectare, lembrando que é uma aplicação em faixa. Então, um saco de sementes vai dar mais ou menos para dois hectares. Isso depende da variação do espaçamento da lavoura”, ressaltou.

Acima de tudo, Avelar contou que aplicaram o Mix Verão 1. O produto é composto por sementes de braquiária, crotalária, nabo forrageiro, milheto e trigo mourisco.

“Em parceria com a AG Croopers, a Cooxupé desenvolveu o Mix Verão 1, Mix Verão 2, Mix de Inverno e Mix de Cerrado. Aliás, pensando nas fases da lavoura, na região em que está situada e, também, nas necessidades do solo”, completou.

Resultado

Em suma, a aplicação do Mix Verão 1  foi realizada na propriedade do produtor de café e cooperado da Cooxupé, Marco Antônio Mathias.

“É uma lavoura de quatro para cinco anos de plantio. É a primeira vez que aplicamos esse produto. A gente espera um resultado benéfico, para segurar mais umidade no solo e ajudar no manejo de plantas daninhas, visando melhor produtividade durante o ano”, finalizou.

A seguir, confira o vídeo do Cooxupé em Foco:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo